A Prefeitura de Guaíba recebeu com grande emoção e orgulho os irmãos Jonatas e Tiago Rubert, juntamente com a mãe, Giselda Puntel, para uma homenagem especial no Paço Municipal Na manhã desta segunda-feira (16),. O tapete vermelho foi estendido para os cineastas guaibenses que emocionaram o Brasil com o filme “Uma em Mil”, grande vencedor da mostra gaúcha no 53º Festival de Cinema de Gramado.
O momento foi de reconhecimento e celebração por uma conquista que ultrapassa fronteiras: “Uma em Mil” é o primeiro filme do Brasil e do mundo dirigido por uma pessoa com síndrome de Down, e conquistou três Kikitos, de Melhor Direção, Melhor Roteiro e Melhor Montagem, emocionando o público e a crítica no tradicional festival.
O longa levou nove anos para ser concluído e reúne cenas gravadas em Guaíba, Porto Alegre e no interior do Estado. Grande parte das imagens vem dos registros feitos pelo pai, Irineu, já falecido, que filmava como hobby a infância e a adolescência dos irmãos na década de 1990 — um resgate que torna o filme ainda mais emocionante.
"Foi um longo trabalho, mas um trabalho que eu mudaria absolutamente nada, de cada pedacinho dele que nós dois fomos construindo juntos com a nossa equipe. O cinema é arte mais coletiva que existe, e não por acaso, acho que esse filme vive isso em cada frame dele", afirmou Jonata. Para Tiago, conquistar esses prêmios de um dos maiores festivais do cinema brasileiro é um sonho realizado.
Comentários: